sábado, 11 de dezembro de 2010

A PÓS-MODERNIDADE NOS PARQUE TEMÁTICOS



Existem elementos que permitem uma associação dos parques temáticos com características da pós-modernidade?
Alguns estudiosos, como Anton Clavé, acham que sim e se baseiam nos seguintes argumentos: em primeiro lugar fazem referencia a uma confusão que existe entre imagens e formas, tempo e espaço, como um mosaico. Mais que uma utopia, parques são lugares de recordações enganosas, no qual o universo se situa na interseção entre o presente, passado e o futuro que eles representam. Sem hierarquia, sem limites ou prioridades, ocorre uma justaposição do que é real e imaginário, o passado e o futuro, ciência e história, lendas e contos. O tempo é trocado pelo espaço por exemplo, no Parque Asterix, sete séculos da história de Paris é apresentada em um mesmo lugar, uma compressão do tempo em um espaço determinado. As distancias desaparecem através da imersão em um cenário. Tudo é denso e fragmentado. Como um vídeo, o espaço é criado a partir de imagens de todas as partes, organizadas de maneira seqüenciada de comandos que são entendidos pelos visitantes, que vão sentir-se como uma estrela em seu próprio filme.
O segundo argumento é que não há diferença entre consumo e lazer e não há limites definidos entre unidades e modalidades de consumo. Como exemplo pode-se citar o Disney Animal Kingdom, onde não é necessário fazer nada, somente contemplar. Isto somente é possível em um contexto onde os consumidores aceitam a autenticidade teatral como um jogo (tema discutido no artigo anterior).
O terceiro argumento é o simulacro, onde os parques vão além do limite do real para construir a hiperrealidade. Parques possuem a singularidade da justaposição de mundos díspares. Neste sentido, eles são símbolos de uma era da dissolução das formas, na qual a arte é mesclada com diversão. Um exemplo é a praia artificial no Japão.
O quarto argumento, e o mais importante para mim, os parques são lugares paradigmáticos dos turistas pós-modernos, interessados em experiências, entretenimento, consumo e reconhecimento.
Entretanto, deve-se admitir que parques não têm características da pós-modernidade quanto a idéia de progresso tecnológico, com ênfase em uma materialização convencional; os parques aceitam as metanarrativas, há sempre uma mensagem bem definida (cada área temática das Disney contém um grande mito dos Estados Unidos); apresenta um sistema de trabalho e produção organizado, estruturado em rotinas muito bem definidas e previsíveis.
Podemos dizer que parques temáticos são fenômenos com raízes na modernidade, servindo a um consumo de massa, com o qual é necessária uma rígida estrutura e uma ênfase na racionalização. Desta perspectiva, Disneyização, como McDonaldização, são fenômenos modernos que continuam a ter importância em um mundo no qual se considera, em algumas interpretações, como pós-moderno. Ambos os conceitos podem ser úteis para compreender os parques temáticos a partir da ótica da produção e do consumo. De fato, Harvey, em seu livro sobre a Pós-modernidade (1990), considera que o pós-modernismo não é uma descontinuidade em relação ao modernismo, e sim diferentes manifestações da mesma dinâmica subjacente. Portanto, a aparente contradição poderá ser assim entendida: parques temáticos se incluem dentro de um sistema “moderno” de produção, o qual é capturado por algumas formas de consumo, as quais, a partir de algumas perspectivas, podem ser interpretadas como pós-modernas. Será una oferta moderna para una demanda pós-moderna?

Recomendo o livro de Anton Clavé “The Global Theme Park Industry” . Cambridge: Cabi, 2007.
Diomira Maria Cicci Pinto Faria

2 comentários:

Anônimo disse...

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