quarta-feira, 25 de julho de 2012

MÚSICA EM CONTEXTO



                                                                                                    Paulo Bernardino
                                                                                                          Portugal


De acordo com o cenário cultural prevalecente estamos a atravessar uma metamorfose, que está a transformar-nos numa sociedade que possui uma pele tecnológica essencialmente composta por 
imagens. De facto, a tecnologia está sempre voltada para o aperfei-
çoamento da imagem e isso pode ser interpretado como uma crença, 
assim com uma vontade, de compreender o mundo através da sua simulação.
Estando a tecnologia sempre presente em toda a história da 
arte, que é sobretudo constituída por imagens, veremos em que  medida a tecnologia digital está a interferir com o processo artístico - procurarei reflectir em que medida a tecnologia digital tem vindo a interferir 
com os processos artísticos contemporâneos.
Na Arte, o resultado do encontro entre a tecnologia e o desejo 
pela  interactividade impulsiona-nos  a perceber o desenvolvimento 
da ideia de partilha na produção que se abre como inerente à atitude 
do acto criativo. O trabalho, sendo revelado pelo desejo de interacção 
enuncia um posicionamento que está ligada tecnologicamente ao 
meio (questões que se associam ao espaço e aos processos).
Na primeira parte do artigo procurarei construir uma genealogia 
da imagem, assim como das interferências tecnológicas, analisando a 
localização das imagens (lugar), e os meios utilizados para a constitui-
ção do real; durante o desenvolvimento procurarei demonstrar como é 
coordenado o significado das imagens, e por que precisamos de imagens; no final procurarei demonstrar os procedimentos do espectador 
perante as inovações digitais, de forma a percebermos e de que modo 
a interacção interfere com o posicionamento do publico perante os aspectos da criatividade.
O trabalho artístico contemporâneo aparece como uma combinação móbil para lá das probabilidades, onde o espectador é utilizado 
e transformado, permitindo uma mutação de atitudes, criando uma 
conjuntura paradoxal e complexa, porque ninguém quer um modelo 
Revista Música em contexto 27-11-2009 - N3 2009.indd   8 29/11/2009   12:26:27

5 comentários:

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