segunda-feira, 13 de junho de 2011

RELAÇÕES FRANÇA BRASIL

RELAÇÕES FRANÇA / BRASIL
por Roberto Cavalcanti 
O CEAQ SORBONNE (Centre d´Études sur l´Actuel et le Quotidien) foi criado pelos professores da Sorbonne Michel Maffesoli e Georges Balandier em 1982.
Trata-se de um Laboratório de Pesquisas, com vocação internacional, tendo como objetivo a pesquisa de novas formas de socialidade e do imaginário sob suas formas múltiplas. O CEAQ SORBONNE acolhe professores e pesquisadores dos mais variados países, devendo-se destacar o elevado número de brasileiros e de brasileiras que ali desenvolvem seus estudos superiores e suas pesquisas.
Os trabalhos desenvolvidos neste grande Centro de Pesquisas são tornados públicos através de duas revistas, « Sociétés » e os « Cahiers de l´imaginaire », e também através de Colóquios regulares.
Foi no CEAQ SORBONNE que nasceu a idéia da criação dos Colóquios França-Brasil, sob a responsabilidade dos professores Michel Maffesoli e Roberto Cavalcanti.
O projeto “CEAQ BRASIL” é um marco de Ação para o Desenvolvimento do Município de Teresópolis, Estado do Rio de Janeiro, e das pesquisas sobre o atual e o cotidiano no Brasil.
Devemos esclarecer que o CEAQ BRASIL é a primeira antena do CEAQ SORBONNE na América Latina. Este fato constituirá uma enorme propaganda Intelectual e Turística para o Brasil, para o Estado do Rio de Janeiro e, particularmente, para o Município de Teresópolis.
OBJETIVOS DO PROJETO
Promover estudos e pesquisas sobre as cidades e a vida cotidiana da sociedade contemporânea visando a colher subsídios para estudos mais aprofundados.
Dar continuidade ao intercâmbio cultural França – Brasil iniciado em 1989 pelo Grupo Le Corbusier-Rio, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenado pelo Professor Doutor Roberto Cavalcanti, juntamente com o CEAQ SORBONNE.
Estreitar o intercâmbio França-Brasil através de um programa comum de pesquisas e colóquios entre o CEAQ SORBONNE e o CEAQ BRASIL.
Organizar colóquios e encontros a nível municipal, estadual, nacional e internacional com a participação de profissionais das áreas pertinentes, de modo a se promover a troca de experiências entre os especialistas das diferentes áreas.
Estabelecer, a partir da elaboração de pesquisas conjuntas, vínculos de cooperação científica que possibilitem o intercâmbio de recursos humanos e técnicos, a nível nacional e internacional.
Propiciar à comunidade científica a possibilidade de usufruir do acervo organizado pelo Grupo, a partir dos estudos desenvolvidos, da informatização e da divulgação.
Projeto de considerável alcance social, na medida em que proporcionará uma integração social através da Cultura e da Educação.
O CEAQ BRASIL abrirá portas para Professores, Pesquisadores e Estudantes de diferentes níveis, desenvolverem seus trabalhos com a possibilidade de fazerem cursos de Extensão, Mestrado e Doutorado na França por intermédio do CEAQ SORBONNE.
O CEAQ BRASIL é uma ONG, conforme legislação brasileira, e deverá estabelecer parcerias e intercâmbios culturais com Entidades Culturais Brasileiras e Estrangeiras que tenham objetivos comuns.
No dia 07 de junho de 2011 aconteceu no Hotel Sofitel Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, a primeira reunião de coordenação entre o CEAQ SORBONNE e o CEAQ BRASIL para programar as atividades futuras do CEAQ BRASIL de acordo com a Filosofia de trabalho do CEAQ SORBONNE.
Presentes à reunião os Presidentes Honorários do CEAQ BRASIL, pela França o Professor Doutor Michel Maffesoli e pelo Brasil o Professor Doutor Roberto Cavalcanti e a Diretora de Assuntos Internacionais Professora Doutora Rosza W. Vel Zoladz. O crítico de arte, professor e escritor Vicente de Percia é o presidente em exercício.
Após a reunião os Professores participaram de um almoço de confraternização no Clube Marimbás, na praia de Copacabana. Drº Roberto Cavalcanti, vice-presidente foi o gerenciador deste encontro.
Na foto, da esquerda para a direita os professores Roberto Cavalcanti, Michel Maffesoli, a jornalista Regina Teixeira e a professora Rosza Vel Zoladz.
Foto do professor Vladimir Cavalcante

Nenhum comentário: